O business coaching é um processo que procura aumentar o desempenho organizacional a partir de um trabalho personalizado para atender as necessidades de um negócio, de uma área e/ou de uma equipe. O objetivo é proporcionar impactos positivos nos resultados da empresa.
O business coaching colabora na busca de soluções efetivas, estimula a ação do coachee em prol de melhores práticas e visa a implementação de novas estratégias de negócio ou de comportamento organizacional. Com isso, é possível maximizar os recursos e potencializar a geração de riqueza e a criação de novos negócios.
Benefícios do Business Coaching
De acordo com o estudo realizado pela Clear Coach – empresa especializada em business coaching – com mais de 50 organizações, entre as quais Coca-Cola, Tesco e Ogilvy & Mather, os resultados mostram que o coaching realmente oferece benefícios tangíveis e facilmente identificáveis.
Entre eles estão:
“Bons líderes de negócios criam uma visão, articulam a visão, incorporam apaixonadamente a visão e buscam incansavelmente sua realização.”
– JACK WELCH
“Bons líderes de negócios criam uma visão, articulam a visão, incorporam apaixonadamente a visão e buscam incansavelmente sua realização.”
– JACK WELCH
O processo do coaching de negócios
Os serviços de coaching de negócios normalmente são prestados aos proprietários e diretores de pequenas e médias empresas que necessitam de aconselhamento e orientação na melhoria do desempenho organizacional. Por meio do diálogo, e de sessões bem estruturadas, o coach colabora com seu cliente ao focar no aumento dos resultados. Dessa forma, o coaching estimula o coachee a elaborar maneiras de implementar novas estratégias e aumentar a performance do negócio.
Um bom programa de business coaching é composto por:
Assesment da organização ou departamento envolvido no projeto abrangendo, processos, tecnologia e pessoas;
Assesment dos altos executivos utilizando a metodologia do Alpha Coaching e/ou DISC;
Uma série de reuniões com os gestores para a aplicação de desenvolvimento da gestão, liderança e coaching;
Workshop de discussão dos modelos de negócios e melhores práticas de mercado;
A utilização de feedback 360 graus e devolutiva de assessment e/ou entrevistas para mensuração dos resultados;
Avaliação de valores profissionais, índice de Burnout, adequação do perfil ao trabalho, roda de competências, feedback sanduíche etc.
Resultados esperados
- Aumentar a produtividade, a performance e a longevidade do empreendimento;
- Atuar diretamente e de forma poderosa sobre os elementos cruciais que possibilitam o sucesso e o aprimoramento da gestão;
- Melhorar drasticamente os processos de planejamento e gestão, em termos de soluções para o desenvolvimento do negócio, do líder, do capital humano e dos processos;
- Reforçar o engajamento dos envolvidos no processo de coaching às necessidades do negócio;
- Construir, desenvolver e melhorar líderes continuamente, com excelência.